segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Roteiro Serra Gaúcha


Conhecer Porto Alegre serve como boa introdução ao jeito gaúcho de ser. Ao caminhar pelas margens do Rio Guaíba ou pelo movimentado Centro, você entra em contato com tradições, sotaques e até palavras que só existem no Rio Grande do Sul. Uma vez adaptado ao estado, é hora de subir a serra.
A dica é pegar a rota mais bonita, pela BR-116. Os primeiros 55 km são duplicados, atravessando o Vale do Rio dos Sinos. A partir de Estância Velha, a pista passa a ser simples e inicia-se, de fato, a subida. A cada curva ou quilômetro vencido, simpáticas cidadezinhas vão sendo deixadas para trás. No alto da serra,Nova Petrópolis é uma ótima parada para o almoço. Colhendo os louros da colonização alemã, a cidade concentra as melhores casas de café colonial do país (a maioria funciona de quarta a domingo). Após devorar bolos, chás e afins, nada como fazer a digestão tentando achar a saída do Labirinto Verde, feito de arbustos, numa praça da cidade.
Seguindo viagem pela BR-116, há um trecho de descida de 11 km, seguido por uma subida de 19 km, que leva a Caxias do Sul. Contorne a Perimetral Oeste e entre na Rodovia RS-122, sentido Farroupilha, em direção a Bento Gonçalves.
Estabelecido em um hotel, intercale as visitas às vinícolas de Bento e da vizinha Garibaldi com o passeio de maria-fumaça. Para chegar ao outro lado da serra, haverá uma nova passagem por Caxias do Sul. Aproveite para, agora sim, conhecer o Centro e almoçar em uma das típicas casas de galeto.
O próximo destino serão as partes mais altas da serra. No povoado de Tainhas, siga pela RS-020, que passa por Cambará do Sul. Tenha cuidado quando for visitar os belíssimos cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza: as estradas de acesso ficam bem ruins em dias de chuva. Somente 50 km separam Cambará de São José dos Ausentes, mas apenas 6 km são pavimentados. São José tem as maiores altitudes e as mais baixas temperaturas do Rio Grande do Sul. É hora de começar o caminho de volta.
Siga pela RS-020 até São Francisco de Paula. Em 40 minutos chega-se a Canela. Daí para Gramadoé um pulo: meros 8 km em uma avenida duplicada, com o Vale do Quilombo à esquerda. Com dia claro, a vista que se tem do mirante é belíssima. Depois de estofar o estômago de fondues e divertir-se com as inusitadas atrações das duas cidades, é o momento de voltar para a capital. No meio do caminho para Porto Alegre, vale uma parada no tranquilo templo budista localizado em três Coroas.

Programe-se:
Quando ir: O frio intenso marca o inverno. Em dezembro e janeiro, o Natal Luz causa uma invasão em Gramado. Os parreirais de Bento Gonçalves e Garibaldi ficam cheios no início do ano.
Restaurantes imperdíveis:
  • Casa di Paolo, Bento Gonçalves,
  • Belle du Valais, Gramado
  • Colina Verde, Nova Petrópolis
Atrações imperdíveis:
  • Cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza, Cambará do Sul
  • Vinícolas Casa Valduga, Salton e Miolo,Bento Gonçalves
Raio x das estradas: A BR-116 é duplicada até Estância Velha; a partir daí fica sinuosa. A RS-235/RS-020 vai de Nova Petrópolis a Cambará do Sul e está em boas condições. A RS-444 (Estrada do Vinho) corta as vinícolas de Bento Gonçalves.
Distâncias:
  • Bento Gonçalves: Caxias do Sul 39 km, Gramado 106 km, Porto Alegre 128 km, São José dos Ausentes 261 km
  • Caxias do Sul: Gramado 75 km, Porto Alegre 137 km, São José dos Ausentes 225 km
  • Gramado: Porto Alegre 135 km, São José dos Ausentes 167 km
  • Porto Alegre: São José dos Ausentes 313 km

0 comentários:

Postar um comentário